Desabafos e revolta são tendência na Câmara
Em tempos de revolução das tecnologias da informação e de embates por redes sociais no meio político, estamos vendo uma nova tendência de atuação no Legislativo da cidade. Nas últimas 3 sessões da Câmara Municipal, dois vereadores se destacaram, Nílson Martins da Conceição, o Nilsinho, vereador pelo PTC, e José Cláudio dos Santos, o Zé Cláudio, vereador pelo PSDB.
O que os dois vereadores têm em comum? Ambos estão em seu primeiro mandato. São pessoas que não estão acostumadas com a morosidade e impossibilidades que existem no exercício do cargo de vereador, principalmente em se tratando de Santa Luzia, onde existe um decreto de calamidade financeira e o atual prefeito é a quarta pessoa a ocupar o cargo em pouco mais de dois anos. Ou seja, são vereadores tentando cumprir os compromissos assumidos em campanha com suas bases eleitorais e retornar com serviços e obras para a população.
Em face de tantas dificuldades, o que restou como alternativa foi o desabafo. Primeiro foi o vereador Nilsinho, que no dia 19 de março manifestou-se contra o abandono e falta de perspectivas para a cidade, aproveitou a ocasião da comemoração do aniversário de Santa Luzia para dizer “…comemorar aniversário? Que isso gente?…nossa cidade está precária, nossa cidade está horrorosa!” e citou diversos bairros que não recebiam manutenção há 9 meses. Criticou a apatia dos companheiros e as guerrilhas que têm se formado nas redes sociais com finalidade estritamente eleitoreira. Encerrou afirmando que a cidade merece mais que uma comemoração de aniversário.
Na semana seguinte, o vereador Nilsinho voltou a desabafar, desta vez num tom mais severo: “ Venho aqui hoje mais uma vez manifestar contra…não sei nem o que eu falo…o abuso de autoridade, a incompetência administrativa ou incapacidade técnica enorme de todo o poder executivo…” explicou que um dos médicos que prestava serviço ao município desde o ano de 2009 havia sido demitido por mensagem telefônica e cujo a motivação seria retaliação política, uma vez que o médico conhecido por Dr. Warley é seu primo. Pediu a humanização da Administração do Município e fez um apelo direto ao Prefeito, que ele tenha mais amor pela cidade, que pense nas pessoas e se mire nos bons exemplos como o saudoso prefeito Dr. Oswaldo Ferreira.
No último dia 2, foi a vez do vereador Zé Claúdio demonstrar seu cansaço e desilusão com a situação que se impõe à relação do executivo com legislativo da cidade. Segundo o vereador, a cidade está triste há muito tempo. “É muito triste ver nossa cidade neste mapa de corrupção. Chega de cada um pensar no seu próprio umbigo. Temos que pensar na cidade como um todo.” Para o vereador, é preciso que cada um faça um exame de consciência, inclusive o eleitor na hora de fazer um pedido. Tendo trabalhado na iniciativa privada por mais de trinta anos, ele exerce pela primeira vez o cargo de vereador e espera, em breve, poder dar notícias melhores aos munícipes. “Não adianta enrolar o povo até 2020 chegar. Estamos brincando de sermos vereadores”, desabafou.
E então, será que somente dois dos 17 vereadores estão nesta situação? Vamos acompanhar.