Santa Luzia terá biometria obrigatória em 2020
Implantado na cidade desde 2015, o sistema de identificação biométrica passa a ser obrigatório nas próximas eleições em Santa Luzia. Os cartórios eleitorais da sede e do São Benedito vêm trabalhando no cadastramento de todo o eleitorado.
Segundo Edvano Lima, chefe do cartório eleitoral da 246ª zona, o cadastramento é uma corrida contra o tempo, pois até o momento, apenas 42 mil eleitores aproximadamente fizeram a biometria (25% do eleitorado), restando cerca de 118 mil a serem cadastrados em exatos 11 meses. O processo para o cadastramento biométrico é rápido, sem filas até o momento e demora em média 10 minutos. São feitas a coleta das digitais, uma foto e a assinatura também digital.
O chefe do cartório alerta para as restrições impostas aos eleitores que deixarem de se cadastrar dentro do prazo. Entre elas a de não poder tirar passaporte; não poder se matricular em universidades; restrições ao Cadastro de Pessoa Física – CPF; não poder tomar posse em cargo público e caso ganhe na loteria não poder retirar o prêmio. Para ele a restrição maior é o eleitor ficar impedido de exercer o seu direito de cidadão em 2020 na escolha do novo prefeito e vereadores da cidade.
O cadastramento biométrico está disponível nos cartórios eleitorais e também na Central de Atendimento ao Eleitor, próximo da estaçãozinha, no bairro Ponte, que funcionará ainda na primeira quinzena do mês de abril.
Serviço:
Cartório da 246ª zona eleitoral:
Av. Raul Teixeira da Costa, 270 Centro – Santa Luzia
Aberto de 2ª à 6ª de 12 às 18
Cartório da 312ª zona eleitoral:
Avenida Brasília, 1067 – São Benedito
Aberto de 2ª à 6ª de 12 às 18h
Central de Atendimento ao Eleitor:
Praça Getúlio Vargas, 61 – Ponte. Aberto de 2ª à 6ª de 10 às 18h