19 de setembro de 2024

DEPUTADA NAYARA ROCHA TRAZ ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DO AUTISMO

Também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar. Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares/cuidadores. Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico. Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população.

Pensando numa forma de diminuir esse impacto do tratamento nas famílias, a deputada estadual Nayara Rocha (PP), apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para implantação de centros de referência para pessoas com deficiência, garantindo atendimentos médico e multidisciplinares para as pessoas nesta condição. Em suas redes sociais, a deputada falou do encaminhamento do projeto para a Assembleia e postou imagens de uma clínica para autistas no Rio de Janeiro, onde foi conhecer mais sobre o assunto. Lá conheceu a coautora da Lei Federal que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do espectro autista.

Para a moradora de Santa Luzia, Rosane Lage, mãe de Miguel, que é autista, é uma excelente iniciativa, já que em Minas Gerais não tem o serviço gratuito. Ela ressalta que precisa ser incluído também a locomoção dos autistas. “É preciso criar condições de transporte para que o autista chegue até esses centros de referências”, ressaltou.

A nossa reportagem tentou contato com a deputada Nayara Rocha durante a semana, através de seus assessores, para que explicasse melhor o projeto de lei, mas não obtivemos sucesso.

João Bosco Nascimento