19 de setembro de 2024

POLÍCIA CIVIL DE MINAS PARTICIPA DO CONSÓRCIO DE INTEGRAÇÃO SUL E SUDESTE

Nos dias 2 e 3 de junho, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participa do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) sediado, desta vez, na capital mineira. O evento irá reunir chefes das polícias civis e governadores dos sete estados participantes: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O objetivo do encontro é avançar para uma nova fase de formalização do consórcio, além de promover novas rodadas de discussões, a partir de temas centrais como geração de emprego e renda.

Representando a instituição, participam do evento a chefe da PCMG, Letícia Gamboge, e o chefe de Gabinete, Frederico Abelha. “O Cosud é um importante mecanismo de integração entre os estados do Sul e do Sudeste, especificamente, no nosso caso, em prol da segurança pública, área para a qual não há fronteiras. Dessa forma, é primordial estabelecermos mecanismos adequados das redes de interação para que haja um combate efetivo contra à criminalidade”, ressalta Gamboge, ao exaltar os principais pontos de atenção contemplados pelo Cosud.

O evento irá contar com o apoio operacional de unidades da PCMG, entre elas a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma), além de equipes das Delegacias Especializadas da capital e dos 1º e 2º Departamentos, que irão recepcionar os representantes das polícias civis dos demais estados da federação.

O que é o Cosud?

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Consud) foi criado em Belo Horizonte, no dia 16 de março de 2019, com o objetivo de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e do Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

João Bosco Nascimento