19 de setembro de 2024
Foto: Marcos Santos

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela Lei nº 7.488, de 1986, e que tem como principal objetivo alertar a sociedade a respeito dos malefícios do fumo, fortalecer as ações de sensibilização da população em relação aos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco e estimular as pessoas a refletirem sobre os benefícios de abandonarem o fumo.

O tabagismo é o hábito de consumir produtos que contenham o tabaco, que contém uma droga chamada nicotina.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como uma doença, que causou uma pandemia de dependência da droga nicotina, presente em qualquer produto que contenha o tabaco, como o cigarro, a cigarrilha, o charuto, o cachimbo, o cigarro de palha, o fumo de rolo, o rapé e o narguilé. Os cigarros eletrônicos também contêm níveis altíssimos de nicotina. A nicotina, após ser absorvida, atinge o cérebro em segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea, que dão uma sensação falsa de bem-estar, que leva os fumantes a usarem o cigarro compulsivamente.

O tabagismo provoca inúmeras doenças como: hipertensão, infarto, angina, derrame, câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins e bexiga; bronquite crônica, enfisema pulmonar; deixa o sistema imunológico debilitado e susceptível a doenças como gripes e tuberculose; e provoca ainda o enrugamento da pele; o surgimento de placas e o amarelamento dos dentes.

João Bosco Nascimento