19 de setembro de 2024

UM AVIÃO NO MEIO DO NADA EM NANUQUE CHAMA ATENÇÃO

Foto: João Bosco Nascimento

Quem passa pela rodovia BR-418 que liga Nanuque, nordeste de Minas Gerais, ao sul do Estado da Bahia, se depara com uma cena, no mínimo, inusitada: um avião de passageiros, modelo BOEING 737-200, está alí, “no meio do nada”, desde 2015.

O avião foi parar ali graças ao empresário Tadeu Milbratz, um apaixonado pela aviação que, diante da possibilidade de adquirir a aeronevae num leilão da massa falida da Vasp, não pensou duas vezes e para isso, chamou o amigo e ex-funcionário, Fernando Ferracioli, que é piloto. O que ele não sabia era o trabalho que ia dar para o avião chegar ao seu destino.

Quando foi arrematado, em setembro de 2013, o avião estava em Manaus, no Amazonas. Para chegar até Nanuque via terrestre seria quase 5 mil km. O jeito foi desmontar e transportar o Boeing de balsa até Belém, e depois, seguir pela estrada até o destino, uma distância de 2,8 mil km. Assim foi feito.

O avião chama atenção de todos que por ali passam e aguça a curiosidade de muita gente. Curiosos, algums param para fotos, outros ficam incrédulos e se perguntando como um avião daquele tamanho foi parar alí, no “meio do nada?”.

Mesmo distante cerca de 8 km do centro da cidade de Nanuque, o local não possui nenhuma infraestrutura para receber um empreendimento, nem mesmo projeto para exploração turística. Segundo o empresário Tadeu, o objetivo foi alcançado. ” O avião deu uma referência a Nanuque. Todas as pessoas que me conhecem, moram pelos lados de Belo Horizonte e vão para as praias da Bahia, passam por essa estrada. Passando por aqui tiram foto no avião e me mandam falando ‘passei por Nanuque’. É comum as pessoas pararem para tirar foto, porque é algo diferente. Para mim está valorizando a área e sendo um cartão postal da cidade”finalizou.

João Bosco Nascimento