19 de setembro de 2024

CACHOEIRA DO TABULEIRO SEGUE INTERDITADA EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Uma equipe multidisciplinar, composta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e membros de algumas secretarias do município de Conceição do Mato Dentro, está analisando as fissuras nas rochas da Cachoeira do Tabuleiro. O trabalho envolve o uso de drones e o objetivo é fotografar em diversos ângulos onde ocorreu a descontinuidade ocorrida em 2021. No local foi constatada uma fissura de 10 metros de extensão, com abertura aproximada de 0,15 metros em seu ponto de maior abertura.

Composta por camadas de quartzito, a formação da rocha da cachoeira sofre ações de multifatores que podem levar à sua movimentação, como chuva, ventos e raízes de plantas, resultando em imprevisibilidade quanto ao desprendimento de maciços, o que traz perigo aos frequentadores do local, daí a interdição, que segundo a prefeitura da cidade, é por tempo indeterminado.

Com três mil hectares de extensão, o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, criado em 1998, onde está localizada a cachoeira, possui 171 espécies de orquídeas, campos rupestres e parte do cerrado e da Mata Atlântica. Já a Cachoeira do Tabuleiro possui 233 metros de queda livre d`água e foi eleita uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, segundo o Governo de Minas.

João Bosco Nascimento