DEFENSORIA PÚBLICA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO “DEFENSORAS POPULARES” EM BH
Foto: alunos da primeira turma já formada
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep) e de sua Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), abriu na última sexta-feira (1º/3) as inscrições para a segunda turma do curso “Defensoras Populares”, na unidade de Belo Horizonte.
O curso é direcionado às mulheres lideranças comunitárias que serão multiplicadoras de seus direitos, orientando e auxiliando outras mulheres que estiverem sofrendo algum tipo de violência de gênero em seus territórios.
Com início previsto para o dia 2 de abril, de 18h às 22h, as aulas serão ministradas de forma híbrida, presencialmente no Auditório da Defensoria Pública na Rua dos Guajajaras 1.707/2º andar – Barro Preto, em Belo Horizonte durante 15 dias, com transmissão simultânea pelo canal da DPMG no Youtube (c/defensoriamineira).
Conforme a defensora pública e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, Samantha Vilarinho Mello Alves, o objetivo da capacitação é compartilhar conhecimento ligado aos direitos humanos das mulheres, a fim de que elas possam ser replicadoras em seus territórios, acolhendo mulheres em situação de violência e/ou vulnerabilidade social.
O “Defensoras Populares” possibilita que as mulheres alunas contribuam para mudanças sociais a partir dos núcleos nos quais estão inseridas, tornando-se disseminadoras e multiplicadoras do conhecimento em relação aos direitos das mulheres, na luta contra o machismo, o preconceito e a violência.