21 de novembro de 2024

FERNANDO HADDAD DIZ QUE ZEMA JAMAIS PROCUROU BOLSONARO PARA DISCUTIR DÍVIDA DE MINAS

Em entrevista à Rádio Itatiaia na manhã de hoje, 27, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) afirmou que durante os quatro anos do governo Bolsonaro (PL), o governador Romeu Zema(Novo), declaradamente bolsonarista, nunca procurou membros daquele governo para negociar a dívida de Minas Gerais com a União.

O ministro disse que a proposta apresentada pelo governo federal para solucionar o problema terá como foco principal alavancar os investimentos no ensino profissional e detalhou o projeto discutido com os governadores e que será apreciado pelo Congresso Nacional. “São duas propostas básicas. A primeira é um grande Prouni nacional, que vai trocar a dívida por educação profissional. Com isso, vamos reduzir os juros pagos hoje, de 4% acima da inflação, juros elevados. Mas essa redução tem que vir acompanhada de contrapartida com foco na juventude brasileira, que precisa de uma oportunidade”.

Na entrevista, com a presença de vários governadores, inclusive Zema, Haddad foi incisivo em afirmar que tal proposta nunca havia sido feita, nem no governo anterior, pois Zema jamais foi recebido por Bolsonaro e nehnuma negociação foi feita em torno da dívida de Minas, finalizou.

João Bosco Nascimento