FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO TERÁ SEDE EM SANTA LUZIA
Foto: João Bosco Nascimento
A cidade de Santa Luzia/MG se prepara para receber a nova sede da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), que será inaugurada na terça-feira, dia 2 de julho, às 17h, na Rua Direita, 755. A chegada da FAOP ao município marca um novo capítulo na vida cultural local, abrindo portas para o diálogo, o aprendizado e a valorização do patrimônio de Santa Luzia. A inauguração da sede da FAOP em Santa Luzia é uma iniciativa da Prefeitura e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP.
Um dos principais objetivos da FAOP em Santa Luzia é contribuir para o fomento à cultura e a valorização do patrimônio local. Serão realizadas ações de identificação, diagnóstico, catalogação, restauração e conservação de bens culturais, processo já iniciado com o acervo que estava no Solar da Baronesa e que foi transferido para a FAOP Unidade Santa Luzia/MG. O acervo, formado por mobiliário, documentos, plantas arquitetônicas, pinturas e outros objetos, é de propriedade do Museu Histórico Aurélio Dolabella, que está sendo restaurado. Assim, quando o prédio do museu estiver pronto poderá receber de volta o seu acervo.
Além disso, estão previstas ações de educação patrimonial com os moradores, por meio de oficinas, cursos e rodas de conversa. O propósito é oferecer para o público, de forma gratuita, conhecimento a fim de fomentar a valorização do patrimônio histórico e artístico do município. Desta forma, busca-se também potenciar o sentimento de pertencimento dos moradores com o seu território e sua memória.