19 de setembro de 2024
Foto:Jereme Brouillet/AFP

O fotógrafo francês Jereme Brouillet da AFP registrou em foto um momento que pode entrar para a história no mundo do surf, um momento icônico do esporte.

Ele fotografou o brasileiro Gabriel Medina “voando” em linha reta acima das ondas, apontando o dedo para o céu, com sua prancha também apontando para o céu ao seu lado. Um momento perfeito, como quase perfeita foi sua apresentação considerada uma pintura na história do surf olímpico(nota 9,90). Uma verdadeira obra de arte num momento de extâse e magia.

Jereme estava em um barco no canal, uma área de águas mais profundas e calmas, de lado para as ondas, mas sem uma linha de visão clara da ação inicial do atleta. Ou seja, estava na hora certa, no lugar certo.

A imagem foi destque nos principais jornais e redes sociais mundo a fora. A revista Time considerou a fotografia como “a imagem definitiva do triunfo dos Jogos Olímpicos de 2024”. Um grupo de comunicação com página no Facebook afirmou que “esta pode ser a melhor foto de esporte de todos os tempos.”

Já Gabriel Medina bastou postar a imagem em sua conta no Instagram, para que rapidamente recebesse 2,4 milhões de curtidas. A fotografia do francês já lhe valeu medalha de ouro.

João Bosco Nascimento