CIDADE CELEBRA 182 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1842 QUE MARCOU A BATALHA ENTRE DUQUE DE CAXIAS E TEÓFILO OTONI
Foto: João Bosco Nascimento
A Batalha de Santa Luzia foi um dos marcos das revoltas liberais de 1842, culminando em uma batalha final no Muro de Pedras entre as tropas do revolucionário Teófilo Benedito Ottoni e as forças governistas lideradas pelo Barão de Caxias. Este evento não só moldou o futuro de Santa Luzia, mas também marcou a trajetória do país. Esta Batalha, chamada de Revolução de 1842 aconteceu no dia 20 de agosto daquele ano.
Durante a comemoração é realizada uma solenidade cívico-militar com desfile da tropa do Comando da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, em homenagem a este momento que não só marcou a história da cidade, mas a de Minas e do Brasil. No sítio histórico Recanto dos Bravos, localizado hoje no bairro Quarenta e Dois, região de condomínios na cidade, também é depositada uma coroa de flores no marco centenário em respeito e gratidão àqueles que bravamente lutaram durante aquela sangrenta batalha.
Nos últimos trinta nos, três personalidades são homenageadas na ocasião. Neste ano o competente jornalista luziense Gustavo de Jesus Werneck, a professora e advogada Silvina Mendes e a pastora Chenia Costa receberam a comenda “Cruz da Batalha de Santa Luzia”.