NOVA BILHETAGEM ELETRÔNICA NOS ÔNIBUS METROPOLITAMOS PROMETE AGILIDADE NO SERVIÇO
A Região Metropolitana de Belo Horizonte está prestes a vivenciar um novo e inovador capítulo no transporte público. O Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica dos ônibus metropolitanos, anuncia que o seu novo sistema de bilhetagem está em fase final de testes operacionais e treinamento das equipes. Com as bases totalmente preparadas, a virada definitiva para a nova tecnologia já tem data marcada: 16 de novembro. A partir desse dia, o sistema antigo dará lugar a uma plataforma moderna e totalmente online, trazendo mais rapidez, segurança e conveniência para os usuários.
“O novo sistema representa um grande avanço para o transporte público. Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).
A fase final para a virada tem um foco: o passageiro. Segundo Carlos Guedes, Diretor de Modernidade e Tecnologia do Consórcio Ótimo, tudo está sendo preparado para que a adesão seja rápida e sem sustos. “Estamos em contagem regressiva para o lançamento e nosso objetivo principal agora é garantir que a transição seja a mais tranquila possível. Guedes complementa: “Todos os validadores já estão sendo trocados gradativamente e quem usa os ônibus metropolitanos terá o seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem necessidade de troca. Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente”.
O que muda a partir de 16 de novembro
Mais conveniência para empresas e passageiros
Um dos principais benefícios do novo sistema será a agilidade no processamento das recargas, realizadas através do aplicativo ÓtimoAPP e de outros canais de venda. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos. Essa mudança representa um ganho expressivo de conveniência tanto para os passageiros quanto para as empresas empregadoras.
De acordo com o consórcio, essa agilidade se deve em grande parte por conta de um novo portal online de recargas lançado junto com a virada, que fará com que essas empresas empregadoras experimentem processos mais simples e desburocratizados na hora de recarregar os cartões do quadro de funcionários. “Toda a jornada da empresa empregadora será descomplicada e facilitada no novo sistema, gerando rapidez também para os trabalhadores que usar o cartão”, comenta Guedes.
Vale reforçar que os passageiros não precisarão realizar a troca de cartões, já que todos os atuais serão automaticamente migrados para o novo sistema, sem necessidade de cadastro adicional.
Tecnologia e segurança avançadas
Entre as inovações tecnológicas, destaca-se o uso de biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa, aumentando a segurança para os passageiros pagantes e evitando fraudes. O novo sistema de bilhetagem eletrônica também permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.
Carlos Guedes ressalta a importância dessas inovações: “Um dos pilares do sistema é a segurança. A tecnologia da biometria facial, por exemplo, será um divisor de águas no controle de gratuidade e na segurança dos passageiros. Com ela, vamos garantir que apenas quem tem direito utilize o benefício, além de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no embarque. No caso do bloqueio instantâneo, a operação online permitirá o check automático do cartão no momento da sua validação, evitando que ele seja utilizado após o pedido de bloqueio”.
Novo sistema pode facilitar avanço de políticas públicas
Um dos grandes benefícios do projeto, de acordo com o Sintram, é que a nova plataforma de bilhetagem não se limita apenas às inovações anunciadas. Sua flexibilidade permite a absorção de novas políticas tarifárias e de integração, facilitando a implementação de políticas públicas que possam surgir no futuro. Por ser uma plataforma dinâmica, ela permitirá a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, bem como a otimização de condições em horários e rotas específicas, incentivando o uso nesses períodos e melhorando a taxa de ocupação da frota.
Além disso, a nova bilhetagem permitirá a integração de base temporal e espacial entre as diferentes linhas da RMBH, facilitando a transferência de passageiros entre ônibus, mesmo de empresas distintas, com ou sem complementação de tarifa.
“Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte público, permitindo ajustes rápidos e inovadores em resposta às necessidades da população e às políticas públicas,” ressalta Rubens Lessa.
Modernização para o futuro do transporte público
A modernização da bilhetagem eletrônica faz parte de um investimento contínuo do Consórcio Ótimo e do Sintram para melhorar o transporte coletivo na região. Segundo Rubens Lessa, essa transição representa um marco na história do transporte metropolitano.
“Estamos transformando o transporte público em uma experiência muito mais conectada e eficiente. O novo sistema de bilhetagem eletrônica reflete o nosso compromisso em proporcionar aos passageiros uma jornada mais rápida, simples e segura. Essa modernização também abre portas para futuras inovações, como novas formas de pagamento e tarifas inteligentes, por exemplo. O transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte merece esse upgrade e certamente ganha um novo fôlego a partir de novembro”, destaca Rubens.
O que esperar até a virada
O Consórcio Ótimo segue realizando testes e treinamentos para garantir que a virada no dia 16 de novembro ocorra sem impactos significativos para os passageiros. Todos os cartões Ótimo continuarão válidos, e os usuários serão orientados a utilizar os novos validadores amarelos instalados nos ônibus.
Mais informações sobre o novo sistema e novidades sobre a transição podem ser obtidas no site www.otimoonline.com.br, pelo SAC Ótimo, no número (31) 3516-6000 (telefone e Whatsapp) ou pelo email faleotimo@otimoonline.com.br .