17 de abril de 2025

CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA LUZIA GANHA REFORÇO PARA COMBATE A INCÊNDIOS

Foto: Allan Kardec/Rec-3

Na manhã da última terça-feira,18, o municipio de Santa Luzia recebeu um grande reforço no combate a incêndios: um caminhão autobomba, fruto de recursos provenintes de um Terno de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a mineradora Vale, em decorrência do desastre de Brumadinho.

O novo veículo, uma viatura de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar, possui carroceria especializada Miltren sobre mecânica Scania P320XT. Tem capacidade para transportar seis bombeiros e comporta 4.600 litros de água. Equipado com alta vazão de água e espuma antichamas, o veículo também conta com transmissão automática, agilizando a operação.

O investimento no novo equipamento foi de R$ 2,7 milhões, sendo o recurso proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a mineradora Vale, em decorrência do desastre de Brumadinho.

Atualmente, o pelotão de bombeiros da cidade conta com um efetivo de 30 homens, divididos em quatro equipes que operam ininterruptamente, 24 horas por dia. Além do novo caminhão, a unidade possui botes salva-vidas, duas viaturas rebocáveis “kit-Guarani” para combate a incêndios florestais, cada uma com capacidade para 600 litros, e uma ambulância do SAMU para remoções de emergência.

“No momento, neste pelotão, com mais este caminhão chegando, estamos completos de equipamentos e viaturas. Também a estrutura da sede é muito boa. Temos plena capacidade operacional”, afirmou o tenente-coronel Luciano, comandante do 3º Batalhão, ao qual Santa Luzia está subordinada.

Apesar dos avanços, há planos para ampliação do efetivo e da estrutura dos bombeiros no município. “Já está bom, mas ainda temos o que melhorar. Sendo Santa Luzia uma cidade de 250 mil habitantes, a ideia é transformar este pelotão em uma companhia, com mais equipamentos e efetivo”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, coronel (PM) Renato Salgado Cintra Gil.

O tenente Lucas Inácio reforçou essa possibilidade, afirmando que há previsão de que o pelotão seja elevado à condição de 4ª Companhia, tornando-se responsável pelo atendimento a Santa Luzia e Jaboticatubas. Atualmente, o município está vinculado à 2ª Companhia, sediada em Lagoa Santa.

A população pode acionar os bombeiros através do telefone 193.

Fonte: Ascom Santa Luzia

favicon
João Bosco Nascimento