HIDRATAÇÃO DO ORGANISMO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE

O calor intenso previsto para as próximas semanas, em todo o país, é mais um apelo para que as pessoas procurem se hidratar da forma correta. Ao invés de bebidas açucaradas e/ou industrializadas como refrigerantes, energéticos e alcoólicas, que tal apostar na água, sucos naturais e água de coco?
De acordo com a médica nefrologista e coordenadora da unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte em Venda Nova, Renata Lamego Starling, a falta de hidratação pode causar diversos problemas para a saúde, principalmente nos períodos de altas temperaturas. Além da desidratação, a elevação da pressão arterial pode ser um risco para pacientes hipertensos.
“Nos dias mais quentes, aumenta a perda de líquidos por meio do suor e da respiração. Para manter a hidratação em dia, é indicada a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar conforme idade, peso, nível de atividade física e clima. O ideal é não aguardar a sensação de sede, mas manter o hábito da ingestão frequente de água ao longo do dia”, recomenda a médica.
Assim, nos dias mais quentes, é importante aumentar essa dose, para que o organismo se recupere mais rapidamente da perda de líquido provocada pelo esforço físico. Pacientes renais que fazem hemodiálise e não produzem urina devem conversar com seus médicos sobre o consumo de água.
A alimentação mais leve e saudável também auxilia a hidratação do organismo nos dias de calor. “O consumo de frutas e vegetais que têm grande quantidade de água em sua composição auxilia na hidratação do organismo”, frisa. Entre eles estão frutas como melão, morango, melancia, mamão papaia, abacaxi, pera e legumes como tomate cru, rabanete cru, cenoura crua e couve-flor cozida.
Criando hábitos saudáveis
Para muitas pessoas, o consumo de água é algo especialmente difícil. No entanto, esse precioso recurso natural tem relação direta com a regulação da temperatura corporal, a absorção de nutrientes e a eliminação das toxinas do corpo. Também contribui para o funcionamento intestinal, auxilia no metabolismo celular e nos processos de emagrecimento. E para completar, previne a formação de pedras nos rins, melhora a circulação sanguínea, controla a pressão arterial e deixa a pele saudável e brilhante.
Para reduzir a resistência ao consumo, a médica recomenda que as pessoas criem o hábito de beber água regularmente a partir da adoção de estratégias simples:
1. Mantenha uma garrafa de água sempre por perto;
2. Estabeleça metas e horários;
3. Use alarmes ou aplicativos para lembrar do consumo de água;
4. Consuma alimentos ricos em água como melancia, laranja e pepino que ajudam a complementar a ingestão diária de líquidos.